A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu na manhã desta segunda-feira (26) Cláudio Natal, alvo de mandado de busca e apreensão no âmbito das investigações do homicídio do advogado Renato Nery. Ele, que atua como perito judicial, fez alterações em diversas documentações.
Leia mais: Jornalista que atua como perito judicial é alvo de operação por alterar documentos
A ação ocorreu em um condomínio no bairro Santa Cruz, em Cuiabá. Durante o cumprimento da ordem judicial, os policiais encontraram diversas munições de calibres 12, 38 e .40. Diante da posse irregular do material, Cláudio foi conduzido à DHPP e autuado em flagrante.
As investigações apontam que Cláudio, que se apresenta como jornalista e perito judicial, teria atuado na falsificação de documentos e prestado assessoramento a escritórios de advocacia. Ele também é suspeito de ter intermediado, cerca de 15 dias antes da prisão dos militares envolvidos no crime, um pedido de dinheiro à mandante do assassinato para custear a defesa dos policiais.
O caso Renato Nery segue sob investigação. A primeira etapa do inquérito foi concluída no dia 9 de maio, com o indiciamento de um policial militar e de um caseiro, acusados de executarem o advogado mediante promessa de recompensa. Um casal de Primavera do Leste foi identificado como mandante do crime, motivado por disputa de terras.
Renato Nery, de 72 anos, foi morto a tiros no dia 5 de julho de 2024, em frente ao seu escritório, em Cuiabá. Ele chegou a ser socorrido e passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos.