GOLPE VIRTUAL

Idoso de 73 anos cai em golpe ao acreditar em falsa advogada e perde quase R$5 mil

Um idoso, de 73 anos, foi vítima de um golpe após acreditar estar falando com uma advogada, que tratava de um processo judicial iniciado em 2021. A fraude ocorreu por meio de mensagens e chamadas de vídeo, utilizando linguagem formal e documentos em PDF que levaram a vítima a acreditar na veracidade da informação.

Segundo o relato da família, o idoso estava trabalhando quando recebeu o contato e não conferiu com atenção o número. A suposta advogada informou que ele teria vencido a causa e que o setor financeiro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entraria em contato para liberar o valor. Em seguida, um homem, que se identificou como “Thomaz”, fez uma chamada de vídeo e orientou que a conversa fosse atendida por um terceiro, em um celular paralelo.

Durante a ligação, com a câmera fechada, o golpista pediu que o idoso acessasse o aplicativo bancário e realizasse o pagamento de um boleto, alegando que se tratava de uma taxa para desbloqueio do valor do processo. Sem perceber, a vítima pagou um boleto no valor de R$ 4.999,00.

No dia seguinte, ao procurar o banco, o idoso foi informado de que havia caído em um golpe e que o valor já não poderia ser estornado. A família registrou boletim de ocorrência e anexou prints e conversas ao processo.

Em consulta posterior, foi feito contato com uma pessoa cujo nome constava no comprovante do boleto. Ela informou ser de São Paulo e afirmou que a conta, aberta para uso no aplicativo 99 Pay, estaria sendo utilizada por terceiros para aplicar golpes. O caso segue sob investigação policial.

Compartilhe:

Destaques