O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), força-tarefa permanente constituída pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), a Operação “Tríade”, para cumprimento de mais de 25 ordens judiciais expedidas pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres.
As investigações começaram a partir do compartilhamento de informações realizado pela Delegacia de Polícia de Cáceres com o Gaeco, após autorização judicial. Durante as apurações, foram identificadas provas robustas da atuação da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
O objetivo da operação é desarticular a organização criminosa voltada para a prática de diversos crimes, dentre eles tráfico de drogas e homicídios decorrentes de disputas territoriais entre facções, onde as ações criminosas têm se alicerçado em várias cidades de Mato Grosso. Polícias identificaram que mais de 20 (vinte) suspeitos possuem ligação direta com o PCC.
Estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão nas cidades de Cáceres, Barra do Bugres, Várzea Grande e Sorriso (Mato Grosso), além de Chapadão do Sul (Mato Grosso do Sul).
Para o cumprimento das medidas, a operação conta com apoio de equipes do Gaeco do Estado, Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Fronteira (Defron) e do 6º Comando Regional da Polícia Militar. O nome da operação, “Tríade”, faz alusão à sigla utilizada pela facção da qual os investigados fazem parte, composta por três letras: PCC.

