PESCA LIBERADA

Fim da piracema libera pesca em MT sob regras do Transporte Zero

Joner Campos

O período de defeso da piracema termina neste sábado (31) em Mato Grosso, liberando a pesca nos rios das bacias do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins, conforme as regras da Lei do Transporte Zero.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) reforça que é obrigatório portar a carteira de pesca amadora ou profissional. Permanecem proibidas a captura, o transporte e a comercialização de 12 espécies, entre elas dourado, pintado, jaú, pirarucu e tucunaré.

O pescador profissional pode pescar e comercializar o pescado, exceto as espécies restritas. Já o pescador amador pode praticar o pesque e solte ou capturar até 2 kg, ou uma unidade de qualquer peso, apenas para consumo local, sem autorização para transporte ou venda.

Quem descumprir as regras está sujeito à apreensão do pescado, da embarcação e dos equipamentos, além de multa. A Sema alerta ainda que a pesca segue proibida durante todo o ano em unidades de conservação de proteção integral e em rios de divisa, onde o defeso vai até 28 de fevereiro.

Compartilhe:

Destaques