A jovem Rafaela Rocha Fialha, de 11 anos, foi diagnosticada recentemente com Leucemia Linfoblástica Aguda, tipo B. A doença é um tipo de câncer que afeta os linfócitos B, células responsáveis pela produção de anticorpos, originando-se na medula óssea e no sangue, e é mais comum em crianças, embora possa ocorrer em todas as idades
No início do mês de setembro, a menina teve febres intensas e foi levada ao pronto atendimento infantil e, após exames, os médicos constaram que seria uma sinusite e deram antibióticos. Porém, no outro dia, a febre voltou e a dor era tamanha que nem remédios analgésicos funcionaram. Um hemograma foi feito e viram que as plaquetas estavam muito abaixo do esperado, e rapidamente foi encaminhada para a UTI da Santa Casa de Rondonópolis, sua cidade natal.
Com a confirmação da Leucemia, foi redirecionada ao Hospital de Câncer de Mato Grosso e seu tratamento com a quimioterapia iniciou no dia 23 de setembro. Durante os 13 dias internada, Rafaela precisou de 10 bolsas de sangue O +. A família de Rafa apela que haja a doação de sangue para ajudar a jovem menina, que necessita de mais bolsas de sangue, podendo ser do mesmo tipo sanguíneo O positivo ou de O negativo.
Aqueles que têm interesse em ajudar a doce menina, podem doar sangue no Hemocentro de Cuiabá e especificar que a doação é para Rafaela Rocha.

