Nelson Fernandes da Silva, de 58 anos, foi assassinado a tiros na zona rural de Barão de Melgaço (113 km ao sul de Cuiabá), na manhã de domingo (18). O suspeito, Manoel Edevirges da Silva, compareceu ao Núcleo de Polícia Militar (NPM) de Barão de Melgaço e confessou o crime, relatando que o disparo ocorreu durante uma discussão acalorada após ingestão de bebidas alcoólicas.
Segundo o boletim de ocorrência, Manoel Edevirges da Silva afirmou que passou o dia anterior bebendo com a vítima. Durante as conversas, houve várias brigas verbais, e em uma delas, Nelson Fernandes exigiu relações sexuais com o suspeito. Em resposta, Manoel Edevirges disparou contra ele usando uma espingarda calibre 32, que não apresentava marcas de identificação legíveis, como número ou fabricante.
Com base na confissão, a guarnição policial deslocou-se ao local do fato, onde encontrou o corpo de Nelson Fernandes deitado em uma rede, com uma perfuração aparente na altura da cabeça e sem sinais vitais. Imediatamente, acionaram a equipe médica do Pronto Atendimento de Barão de Melgaço, que constatou o óbito. Em seguida, foram chamados os agentes da Delegacia de Santo Antônio, acompanhados do Instituto Médico Legal (IML) e da Perícia Oficial (Politec).

