O bloco “Agora Q Q Esse” conquistou o título de melhor bloco do Carnaval de Cuiabá 2026 ao levar para a avenida um desfile inspirado nos antigos carnavais cuiabanos das décadas de 1960 e 1970. A apuração foi concluída na noite deste domingo (8). O Boca Suja ficou em segundo lugar e o Luxo Folia em terceiro, entre os oito blocos participantes.
Entre as escolas de samba, a Payaguás venceu a disputa e garantiu o bicampeonato ao apresentar o enredo “Rota da Ancestralidade”, que retratou a trajetória dos povos negros desde o Egito, passando pela África, até a chegada a Cuiabá. A escola superou a Império de Angola.
O Carnaval de Cuiabá 2026 contou com investimento de R$ 2,1 milhões do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), destinados aos blocos, escolas de samba, infraestrutura e atrações musicais na Arena Pantanal.
Nos últimos anos, o setor cultural tem registrado crescimento. Entre 2019 e 2025, o Estado investiu R$ 853,5 milhões em políticas culturais, incluindo editais, eventos e ações de fortalecimento do segmento em Mato Grosso.

