Um adolescente de 17 anos, identificado como Luiz Eduardo Santos da Silva, morreu na noite de quarta-feira (4) após um intenso confronto com policiais militares. A ação fazia parte da “Operação Tolerância Zero às Facções Criminosas” e começou com o roubo de um veículo Chevrolet Onix no Bairro João de Barro, em Rondonópolis.
De acordo com o relato da vítima do roubo, uma mulher que estava muito abalada, ela trafegava pelo Bairro Monte Líbano quando foi abordada por dois homens em uma motocicleta preta sem placa. Um deles emparelhou com seu carro, apontou uma arma para sua cabeça e a ameaçou de morte, exigindo a chave do veículo. Temendo por sua vida, ela entregou as chaves do Ônix branco e os suspeitos fugiram.
A motocicleta utilizada no crime foi abandonada e apresentava número de chassi e motor raspados, indicando ser produto de roubo. Com as características do veículo roubado e a direção tomada pelos bandidos, as viaturas iniciaram a busca. O carro foi localizado pela Viatura Extraordinária Central 02, na BR-364. Os policiais relataram ouvir disparos, possivelmente efetuados pelo suspeito, que iniciou uma fuga em alta velocidade, desobedecendo às ordens de parada com sinais sonoros e luminosos.
A perseguição continuou com o condutor entrando na contramão da BR-364, sentido Cuiabá. Várias equipes se juntaram ao cerco, que realizaram bloqueios e efetuaram disparos contra os pneus do veículo na tentativa de imobilizá-lo, sem sucesso.
A fuga seguiu para o Parque Universitário pela Avenida das Andorinhas. De acordo com o relato policial, em um momento da perseguição, o motorista abriu a porta do carro e apontou uma arma na direção da viatura SALMEM 1, com a intenção de atirar contra os policiais. Mesmo com um pneu estourado, o suspeito continuou a fuga, que terminou quando ele colidiu frontalmente com um micro-ônibus da empresa EVA Tur, que transitava no sentido contrário.
Após a colisão, a PM narra que o indivíduo apontou a arma novamente, desta vez em direção à equipe da Força Tática 01. “Diante do perigo iminente e da injusta agressão, foi necessário o revide”, informou a corporação em seu relato. Os policiais efetuaram disparos que alvejaram o condutor.
Uma busca no interior do veículo localizou um revólver no assoalho do lado do motorista. A arma tinha a numeração raspada. O Samu foi acionado e prestou socorro ao adolescente, que foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos.
A Polícia Civil e a Politec foram acionadas e compareceram ao local. A perícia recolheu a arma e os veículos envolvidos, o Onix roubado e a motocicleta, foram periciados e encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia.