É SÓ O INÍCIO

Brasil dividido, vale a pena?

Estamos dividindo o país, vale a pena?

 

Há quem culpe discursos, posicionamentos radicais e intolerância de políticos ao momento em que estamos mergulhando o nosso país.

Isso é fugir da responsabilidade. Somos nós que decidimos que rumos queremos trilhar e quais os políticos irão nos liderar nesse caminho.

Eles não fazem nada mais que encaixar seus discursos em nossos desejos, aliás, gastam tempo e dinheiro consideráveis tentando adivinhar o que queremos.

Na maioria das vezes nem concordam conosco, mas hasteiam qualquer bandeira que possa lhes levar a condição de eleitos. Falar o que a maioria do povo quer ouvir, dá para se resumir a isso a política brasileira.

O Brasil está sendo dividido em dois. E não culpem Lula ou Bolsonaro por isso.

Sim, pode-se dizer que vamos nos resumir a dois blocos antagônicos.

Mas isso está somente no começo. Falta muito do caminho escolhido ainda por andar, e nele mais injustiças serão cometidas, mais vezes seremos avaliados pela cor de nossa camisa, mais amizades serão desfeitas, mais discriminação, mais sangue, mais lágrimas, mais aberrações serão cometidas.

Não dá para dizer onde isso nos levará. Não imagino nenhum paraíso.

Neste momento duas equipes devem estar reunidas buscando saber o que falta fazer ou dizer para que tenham os votos suficientes para a vitória, nada diferente ao que sempre aconteceu.

Diferente estamos nós, que estamos deixando de ser uma nação gigantesca que ao invés de buscar grandeza a cada um, preferimos contabilizar só a metade que gosta do político que gostamos, o restante que se mude ou se dane.

Além de ruim para todos, é muito triste.

Mas, enfim, que seja feita a vontade popular.