Oministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou nesta sexta-feira (6) do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar em Mato Grosso, na sede da Superintendência de Agricultura e Pecuária (SFA-MT), em Várzea Grande.
Durante seu discurso, Fávaro destacou o programa BID Pantanal, que consiste em promover ações de fortalecimento econômico, social e ambiental no bioma. Com investimentos de US$ 400 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a iniciativa visa estimular o desenvolvimento local.
“Com a ajuda do Governo Federal, retomamos as ações para o desenvolvimento da Baixada Cuiabana e dos municípios pantaneiros. Vamos implementando passo a passo com o orçamento que temos disponível, isso será tratado com prioridade”, afirmou Fávaro.
Segundo o ministro, R$ 80 milhões já estão disponíveis para capacitação, aquisição de equipamentos para a agroindústria e tecnologias para o produtor familiar. Os recursos estão atendendo comunidades tradicionais, indígenas e produtores familiares no estado de Mato Grosso. O programa contempla projetos em 12 municípios selecionados: Acorizal, Barão de Melgaço, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário do Oeste, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.
Para a agricultura familiar, o Governo Federal está estruturando um programa para o desenvolvimento sustentável e a recuperação de solos. “Vamos ampliar a nossa produção; o Brasil tem mais de 90 milhões de hectares de terras propícias para a produção de alimentos, atualmente com pastagens de baixa produção, que podem receber a tecnologia desenvolvida pela pesquisa e extensão rural. Levando esse conhecimento a essas terras, elas serão agregadas ao sistema produtivo sem necessidade de desmatamento”, ressaltou o ministro.
Participaram do evento o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Vanderley Ziger; o superintendente federal do Desenvolvimento Agrário no estado do Mato Grosso, Nelson Barros; e a diretora-executiva administrativa, financeira e de fiscalização da Conab, Rosa Neide Sandes.