A Aprosoja MT se posicionou a partir de uma nota e vídeo no Instagram sobre as acusações feitas por Bernardo Pires, contra agricultores e políticos do estado. Veja a seguir.
Nota
“A Aprosoja MT vem a público repudiar as recentes acusações de extremismo feitas por Bernardo Pires, da ABIOVE, contra os agricultores de Mato Grosso, a Assembleia Legislativa do Estado de MT, o Governo do Estado, prefeitos e vereadores. A ABIOVE deveria valorizar a agricultura sustentável brasileira, que preserva 66% do território nacional e utiliza apenas 7,6% para agricultura.
Mato Grosso é referência mundial em sustentabilidade, destinando 14% do território para a produção de soja e preservando 80% do bioma Amazônico e 35% do Cerrado. Iniciativas como os projetos Soja Legal e Guardião das Águas garantem que 95% das nascentes estejam protegidas. Além disso, o plantio direto realizado pelos produtores captura 1,6 toneladas de carbono por hectare a cada ano.
Infelizmente, a ABIOVE opta por criar um “caos ambiental” para vender soluções, enquanto a moratória prejudica o desenvolvimento das regiões agrícolas, impactando a sociedade e beneficiando apenas as exportadoras, sem que esses ganhos sejam repassados ao produtor.
A Aprosoja MT continuará defendendo nossos produtores e a agricultura sustentável!”