APONTA CONAB

Preços da alface e da batata caem no atacado em janeiro

Os preços da alface e da batata registraram queda em janeiro no atacado das principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do País.

As informações estão no 2º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta sexta-feira (21) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A pesquisa da Conab considera as cinco hortaliças (batata, cenoura, cebola, tomate e alface) e as cinco frutas (laranja, banana, mamão, maçã e melancia) com maior representatividade na comercialização nas principais Ceasas do País e que registram maior destaque no cálculo do índice de inflação oficial (IPCA).

Segundo a estatal, no caso da folhosa, a queda foi de 13,23%, puxada pela diminuição das cotações na Ceagesp. No entanto, em algumas Ceasas analisadas as cotações subiram.

Para a batata, a média ponderada do preço caiu 11,58% em janeiro. “Os valores na comercialização no atacado vêm sendo influenciados pela oferta abundante do produto.”

Já os preços da cenoura e do tomate registraram alta em virtude de fatores climáticos, na média ponderada, de 47,89% e 9,55% respectivamente. Mesmo com a elevação, algumas cotações dos dois produtos estiveram inferiores aos valores de 2024.

A Conab argumentou que a menor oferta de cenoura e de tomate nos principais mercados atacadistas influenciou esse movimento de alta nos preços no mês de janeiro. A elevação nas cotações dos dois produtos ocorreu logo após um período em que os preços registraram constantes quedas.

Influenciada pela menor quantidade do produto nos mercados, a cebola também registrou aumento na média ponderada de preços.

Compartilhe:

Destaques