BATER RECORDE

Plantio de soja no Brasil deve avançar 2% na safra 2025/26

A área plantada com soja no Brasil em 2025/26 deverá crescer 2,0% em relação à temporada passada, permitindo que o maior produtor e exportador da oleaginosa tenha um novo recorde produtivo, apesar de margens não tão boas para os agricultores, afirmaram consultorias nesta segunda-feira (4).

A Céleres estimou em 48,6 milhões de hectares a área plantada para o novo ciclo, com plantio a partir de setembro. Mas a semeadura cresceria menos de 1 milhão de hectares, um avanço considerado mais “comedido” diante de margens positivas, “mas pressionadas”. Desafios para um crescimento mais robusto das importações da China também foram citados pela consultoria.

Com esse aumento na área e um avanço de 0,5% nas produtividades esperadas, o Brasil poderia produzir 177,2 milhões de toneladas de soja, apagando o recorde do ciclo anterior, de 172,8 milhões de toneladas.

A Céleres destacou que com a estimativa de margem operacional de cerca de 12 sacas por hectare em Mato Grosso — levemente abaixo da média histórica –, o principal Estado produtor brasileiro ainda deve ser “protagonista” no avanço de área de soja no Brasil, com alta de 250 mil hectares em relação a safra passada.

A StoneX também considera que o Mato Grosso deverá concentrar o crescimento em termos absolutos, adicionando cerca de 400 mil hectares, para 13 milhões de hectares no total.

A Céleres projeta um potencial ligeiro avanço anual da colheita total de milho em 2025/26, cuja maior parcela advém normalmente da segunda safra. A produção totalizaria mais de 148 milhões de toneladas.

Compartilhe:

Destaques