ALGODÃO

MT deve manter protagonismo no mercado global em 2026

Mesmo com cenário de demanda moderada, o Brasil deve seguir como um dos principais players do mercado global de algodão em pluma na safra 2025/26, com destaque para Mato Grosso. A avaliação é de pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

A produção nacional pode registrar leve recuo em relação ao recorde anterior, mas ainda deve ser a segunda maior da história. As exportações permanecem firmes e continuam sendo o principal canal de escoamento da oferta, mantendo o país em posição de liderança no comércio internacional.

De acordo com estimativas da Conab, a área cultivada com algodão deve crescer 0,7%, alcançando 2,1 milhões de hectares, com avanço no Norte/Nordeste e retração no Centro-Sul. A produtividade média é estimada em 1.885 kg por hectare, o que deve resultar em produção de 3,96 milhões de toneladas de pluma.

No cenário internacional, o Brasil segue se destacando pela escala produtiva, competitividade e avanços em rastreabilidade e sustentabilidade. Segundo o USDA, o país deve liderar novamente as exportações mundiais, com previsão de 3,157 milhões de toneladas na safra 2025/26, volume superior ao dos Estados Unidos.

Compartilhe:

Destaques