Mato Grosso registrou o maior número de pedidos de recuperação judicial no setor agropecuário no terceiro trimestre deste ano. Foram 112 solicitações no período, conforme dados da Serasa Experian divulgados nesta segunda-feira (15), colocando o Estado no topo do ranking nacional.
Em todo o país, o trimestre teve 628 pedidos, o maior volume desde 2021, com alta de 147% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 254 casos.
Segundo o professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e especialista em crédito rural, Luiz Cláudio Caffagni, o aumento está ligado à elevada alavancagem dos produtores, queda no preço da soja, problemas climáticos, insumos caros e falhas na gestão de risco, o que comprometeu o fluxo de caixa.
A Serasa avalia que o avanço dos pedidos reflete um cenário mais desafiador para produtores e empresas do agro, especialmente aqueles que acumulam dívidas ao longo dos anos sem ajustes estruturais. Goiás e Paraná também aparecem entre os estados com maior número de solicitações no período.

