MEDIDA POSITIVA

Isenção do IR deve beneficiar quase 80% dos pequenos negócios

 

Na próxima quarta-feira (26), o presidente da república, Lula da Silva, deve sancionar o projeto de lei que amplia a isenção do Imposto de Renda (IR) para rendimentos mensais de até R$ 5.000,00.  Para o consultor tributário Francisco Arrighi, essa medida deve beneficiar cerca de 80% dos pequenos empreendedores brasileiros.

“O maior impacto é no fluxo de caixa do próprio empresário, como pessoa física, já que se o valor ficar abaixo de R$ 5.000,00 não haverá retenção do IRPF, sobrando mais dinheiro líquido para o empresário”.

A proposta, que deve entrar em vigor a partir de janeiro de 2026, busca reduzir desigualdades, simplificar a tributação e fortalecer o fluxo de caixa das micro e pequenas empresas, responsáveis por grande parte da geração de empregos no país. A expectativa é que cerca de 15 milhões de pessoas sejam contempladas.

Arrighi destaca ainda que a medida pode servir como um estímulo à formalização e ao crescimento de novos pequenos negócios.

“Com a redução da burocracia e da carga tributária, os custos e a facilidade de se ter um negócio formal ficam menos complexos, melhorando o fluxo de caixa. Consequentemente, o empreendedor terá mais dinheiro disponível”, conclui.

 

Compartilhe:

Destaques