O governo federal editou na noite de segunda-feira (24) uma medida provisória que abre crédito extraordinário de R$ 4,1 bilhões para garantir a execução do Plano Safra 2024/2025, informou a Casa Civil em nota.
A MP assegura a manutenção de acesso a crédito para o setor agropecuário, das operações de investimento rural e agroindustrial e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Na quinta-feira (20), um ofício do Tesouro Nacional encaminhado às instituições financeiras havia determinado a suspensão dos financiamentos agrícolas subvencionados no Plano Safra 2024/25, indicando que os custos com os programas subsidiados cresceram, sem que o Congresso tivesse ainda aprovado o Orçamento da União deste ano.
Diante da forte reação negativa do setor, o governo procurou encontrar uma solução rápida. Já na sexta-feira (21) houve o anúncio da edição da MP.
A suspensão dos financiamentos veio em momento em que produtores do Brasil estão plantando a segunda safra de milho, colhem a soja e iniciam a colheita de arroz. Em outras culturas, como o café, produtores realizam tratos culturais.