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Brasileiros acreditam que redes sociais estimulam dívidas

Seis em cada dez brasileiros acreditam que as redes sociais contribuem para o aumento das dívidas, segundo pesquisa feita pela Creditas em parceria com a Opinion Box.

O levantamento mostra que para 33% dos consumidores as plataformas estimulam a gastos desnecessários, enquanto para 17% elas reforçam uma cultura consumista e, para 13%, incentivam compras impulsivas.

O estudo mostra ainda que 70% dos brasileiros já contraíram dívidas, sendo as principais causas: despesas inesperadas (30%), uso excessivo do cartão de crédito (27%) e parcelamento no cartão (24%).

Para Guilherme Casagrande, educador financeiro da Creditas, o endividamento da população está comumente ligado a promoções relâmpago, tendências passageiras e a falsa sensação de que certos produtos ou experiências são essenciais para o bem-estar.

“Para viabilizar as compras incentivadas pelas redes sociais, os brasileiros fazem uso de um dos créditos mais tóxicos do mercado – o rotativo de cartão de crédito. O uso dessa linha de forma inconsequente pode resultar em dívidas de juros muito altos”, afirma.

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