CHOCANTE

Brasil perdeu 111,7 milhões de hectares de áreas naturais em 40 anos

Amazônia foi o bioma com maior prejuízo, com 52,1 milhões de hectares devastados, seguido do Cerrado que teve 40,5 milhões de hectares de vegetação perdidos, segundo dados do MapBioma

Nos últimos 40 anos, o Brasil perdeu 111,7 milhões de hectares de áreas naturais, o que representa cerca de 13% do território do país, conforme dados do MapBioma divulgados nesta quarta-feira (13).Entre 1985 e 2024, a conversão dessas áreas foi impulsionada principalmente pela agropecuária, mineração, urbanização e infraestrutura, que juntas responderam por 60% das perdas. A média anual de desmatamento foi de 2,9 milhões de hectares, com as formações florestais sendo as mais impactadas, totalizando 62,8 milhões de hectares. Segundo o pesquisador Tasso Azevedo, coordenador-geral do MapBiomas, “os 40% restantes dessa conversão ocorreram em apenas quatro décadas, de 1985 a 2024”.

Além das florestas, as áreas úmidas também sofreram uma redução significativa de 22% nesse período. A pastagem ocupou 62,7 milhões de hectares, enquanto a agricultura se estabeleceu em 44 milhões de hectares. Os estados que mais se destacaram em ocupação agrícola foram Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Embora a pecuária tenha contribuído para a destruição de áreas naturais, sua expansão se estabilizou a partir dos anos 2000.

Biomas

Nas quatro décadas pesquisadas, a Amazônia foi o bioma que perdeu a maior extensão de cobertura verde. Foram 52,1 milhões de hectares. O Cerrado teve 40,5 milhões de hectares de vegetação nativa suprimidos.  A área natural da Caatinga convertida foi de 9,2 milhões de hectares e a da Mata Atlântica, de 4,4 milhões. O Pantanal, por sua vez, teve 1,7 milhão de hectares e o Pampa perdeu 3,8 milhões, sendo o bioma que teve maior perda de vegetação nativa proporcional ao tamanho do território: 30%.

Compartilhe:

Destaques