A produção de soja do Brasil em 2024/25 deverá alcançar 168,2 milhões de toneladas, disse a AgRural nesta segunda-feira (24), cortando sua previsão em relação às 171 milhões de toneladas estimadas em janeiro.
“Paraná e Mato Grosso do Sul, que já haviam sofrido cortes no mês passado devido à estiagem, tiveram novo ajuste negativo em suas produtividades. Desta vez, porém, quem puxou o corte na estimativa brasileira foi o Rio Grande do Sul”, disse a consultoria, em comunicado.
O levantamento sobre o andamento da colheita da oleaginosa apontou que 39% da área cultivada já estava colhida até a última quinta-feira (20), contra 23% registrados na semana anterior e 40% um ano atrás.
Os trabalhos foram impulsionados por temperaturas mais altas, chuvas mais espaçadas e pressão para plantar a safrinha de milho dentro da janela do Centro-Oeste, apontou a AgRural.
Para o milho, a consultoria disse que a área estimada para a safrinha 2025 estava 64% plantada no centro-sul, com forte avanço ante os 36% da semana anterior.