A Polícia Civil de Rondonópolis (a 216 km de Cuiabá) cumpre 33 mandados judiciais, na manhã desta quarta-feira (18), contra facções criminosas em Mato Grosso. Ao todo, são 15 ordens de prisões preventivas e 18 de busca e apreensão, expedidas pela 7ª Vara Criminal de Combate ao Crime Organizado, de Cuiabá.
A Operação Rouge, coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), foi deflagrada com o objetivo de reprimir diversos crimes praticados por uma facção criminosa na região. A ação também visa coletar provas para robustecer inquéritos instaurados pela delegacia especializada.
O grupo é responsável por tráfico de entorpecentes, associação criminosa, associação para o tráfico e tortura.
As investigações sobre a atuação da facção iniciaram em 2019 com o apoio da Diretoria e Inteligência da Polícia Civil. A equipe da Derf descobriu uma organização criminosa composta por detentos reclusos em unidades prisionais de Mato Grosso, além de diversas pessoas em liberdade.
De acordo com informações coletadas nas investigações, o grupo é estruturado e se caracteriza pela divisão de tarefas entre seus integrantes, sendo responsável por significativa parcela de crimes praticados na cidade.
As investigações apuraram ainda que o núcleo da organização investigada controlava o tráfico de drogas em Rondonópolis, como maconha e cocaína.
Os integrantes também controlavam boa parte dos pontos de venda e comercialização de drogas na cidade.