AVANÇOS

Petrobras quer investir em Etanol e marca reentrada no setor de Biocombustíveis

A Petrobras planeja investimentos de cerca de US$ 2,2 bilhões em um conjunto de destilarias de etanol, marcando sua reentrada no segmento do biocombustível, que deverá ocorrer em conjunto com parceiros, afirmaram nesta sexta-feira (22) executivos da petroleira.

Os planos são uma das novidades do novo plano de negócios da Petrobras para o período de 2025 a 2029, de US$ 111 bilhões, divulgado na véspera.

“Estamos voltando para o etanol de forma a ser um operador relevante da movimentação de etanol no Brasil”, disse a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, durante teleconferência com analistas.

De acordo com fontes , a Petrobras está em negociações com a Raízen e a Inpasa, bem como com a britânica BP, discutindo potenciais parceria.

“A ideia já é começar grande, não é partir do zero. E a gente está olhando as duas rotas principais, que é a de cana, mas sobretudo a de milho, que vem mais crescendo no país em termos de etanol e tem se mostrado aí uma alternativa muito interessante”, disse Tolmasquim mais cedo, durante coletiva de imprensa sobre o plano de negócios.

A reentrada em etanol é avaliada em momento em que a gasolina da companhia perde espaço para o biocombustível, seu concorrente direto nas bombas.

Tolmasquim destacou ainda que a gasolina vai perder mercado para o etanol ao longo do tempo e que, por isso, a Petrobras precisa entrar “no mercado do nosso produto competidor”.

“A Petrobras é grande, a nossa ambição é grande… nós estamos partindo para ser realmente líderes nessa questão, um dos líderes na questão do etanol”, frisou.

Além de voltar-se para o etanol, o novo plano da Petrobras fortaleceu o foco em biocombustíveis, enquanto retirou de suas prioridades eventuais projetos de geração de energia eólica offshore (marítima), segundo Tolmasquim.

 

 

Compartilhe:

Destaques